Certamente você já ouviu que
“carboidrato à noite engorda”, que “manga com leite faz mal” e que “cerveja dá
barriga de chopp?”. Mas tudo isso é mito ou tem um fundamento por trás?
Mitos são histórias utilizadas pelos
povos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, que na
época, não eram compreendidos por eles. Ninguém sabe muito bem como um mito
começa, mas alguns deles se propagam em nossa cultura até hoje. Já os tabus
alimentares, são crenças e superstições relacionadas ao consumo de alguns
alimentos ou à combinação deles, que seriam prejudiciais à saúde.
A nutrição é um dos principais
alvos dos tabus, mitos e crendices populares, seguindo gerações e desafiando as
explicações da ciência. Várias religiões proíbem o consumo de certos tipos de
carnes, como os judeus e os muçulmanos que não comem carne de porco. A
proibição do consumo de alguns animais pode ser também pelo fato dele ser
criado em casa, como bicho de estimação.
O significado da alimentação também
muda de acordo com a condição econômica da pessoa. Para a população de baixa
renda, em geral, os alimentos são classificados entre os alimentos “fortes” e
os “fracos”. Os alimentos fortes são aqueles que sustentam, como o arroz,
feijão e carne, enquanto que os fracos são as frutas, verduras e legumes, que
servem somente para “tapear a fome”. Quando essas pessoas dividem os alimentos
em fortes e fracos, elas não se baseiam no valor nutritivo dos alimentos, mas
sim na capacidade que eles têm de matar a fome, como é o caso dos alimentos
fortes, que dão a sensação de “barriga cheia”, pois são mais gordurosos e mais
difíceis para digerir. Normalmente, eles sabem que as frutas, verduras e
legumes são ricos em vitaminas e minerais, mas seu consumo deixa a “sensação”
de fome. Isso também é um mito.
Quem já não sentiu medo de uma coisa que tem certeza que é uma mentira, como é o caso da manga com leite.
Você alguma vez quis experimentar essa mistura? Se te oferecessem você tomaria?
Para desvendar alguns mitos,
vamos começar pelos mais clássicos:
1. Manga com leite faz mal?
Antigamente, na época dos
escravos, era proibido comer os frutos das colheitas, sob a pena de castigo.
Por isso, os escravos escondiam algumas frutas e as comiam à noite, longe dos
olhares do capitão do mato. Após um dia de muito trabalho eles podiam apenas
tomar leite para diminuir a fome. Como uma forma de diminuir os “furtos”, os
senhores começaram a espalhar o boato de que comer fruta com leite matava.
História vai, história vem, e a manga levou a pior, ficando conhecida por
causar a morte naqueles que e ingerissem com leite.
2. Carboidrato à noite engorda?
As pessoas acreditam que comer
carboidratos, como pães, macarrão e batata à noite engordam, mas este mito se
justifica em situações nos quais o consumo desses alimentos seja realmente
exagerado. Em qualquer hora do dia, se você se entupir de pizza e biscoito irá
engordar! Todos os excessos, sejam eles de carboidrato, proteína ou lipídio
irão implicar no aumento de peso, pois estão implicados no alto consumo
calórico.
À noite, nosso metabolismo sofre
uma leve diminuição, por isso, recomenda-se que no jantar seja consumido uma
refeição mais leve, em relação ao almoço. É importante evitar os excessos
durante o dia todo, visando não apenas a perda de peso, mas hábitos alimentares
mais saudáveis. Cuidado com os modismos.
3. Banana "prende" o intestino?
Antes do desenvolvimento dos
antibióticos, usava-se um preparado de banana verde para combater quadros de
diarreia. Na verdade, as frutas como goiaba, manga, banana e caju ainda quando
estão verdes, contêm taninos, um composto que confere aquele “aperto” na boca
quando comemos essas frutas verdes.
Os taninos podem “prender” um
pouco o intestino, porém, durante o amadurecimento das frutas, grande parte
desse composto desaparece.
4. Ricota não engorda?
Os
carboidratos produzem 4 quilocalorias por grama (kcal/g), as proteínas também,
enquanto que as gorduras produzem 9 kcal/g.
A
ricota é constituída (basicamente) por proteínas, logo, assim como os
carboidratos e as gorduras, será convertida em energia para desempenharmos
nossas funções diárias. O que devemos levar em conta não são as quilocalorias,
e sim a qualidade nutricional dos alimentos. Nunca 4 kcal de açúcar será igual
(nutricionalmente) a 4 kcal de ricota.
5. Cerveja "dá" barriga de Chopp?
Como dito anteriormente, a única coisa que não contém
quilocalorias é a água.
Uma
tulipa (290 ml) de cerveja contém em média 122 kcal (podendo variar de marca
para marca). O que é uma quantidade razoável, se formos analisar apenas uma
tulipa, porém, quem é que vai à um bar para tomar 290 ml de cerveja? Acho que
quase ninguém... Se você costuma tomar aquela cervejinha de vez em quando,
experimente contar quantos copos de cerveja você consome em uma noite.
Se
forem pedir um petisco... ferrou!
O mal não está necessariamente no
alimento, mas na quantidade que consumimos, na forma que o preparamos e na
frequência que o comemos. Para ter uma vida saudável, equilíbrio é uma palavra
fundamental! Pode-se comer de tudo, basta ter a consciência de que o exagero
pode fazer mal.





Parabéns, linda... amei a publicação!
ResponderExcluirMuito obrigada!!! Fico muito feliz! Isso me motiva a continuar
Excluir