Não faça dieta, mude seus hábitos!

Dietas!


Se você está acima do peso ou se já desejou perder alguns quilos, certamente já fez algumas ou até mesmo dezenas de dietas para atingir o seu objetivo.

Você pode dizer que perdeu peso. Ok, eu acredito, mas a troco de que?

Quanto tempo depois você engordou tudo de novo ou até mais do que antes? O que você teve que “cortar” da sua alimentação? Tomou algum medicamento que provocou efeitos colaterais? Sentiu fome? Sentiu raiva por não conseguir se controlar e atacar uma barra de chocolate? Se achou fraco(a)?

Pois é, esses são alguns dos efeitos colaterais das dietas. A restrição que vêm junto delas que eu não gosto. Corta glúten, exclui a lactose, ta com fome beba água. Mais fácil mandarem a gente parar de viver.

Comer é um ato social, é prazeroso e faz bem. Por isso invisto na educação/reeducação alimentar. Raros são os casos em que uma alimentação equilibrada fazia parte do cardápio da família. Digo isso por mim e pelas pessoas que conheço. Somos da geração hambúrguer, cachorro quente, refrigerante... Estamos condicionados à gostar disso, pois fomos introduzidos à esse mundo.
Mas não vamos culpar nossos pais, eles são vítimas também. Por isso, a educação alimentar é essencial nesses casos.

Saber o que comer, quando comer e porquê comer faz parte desse processo e nele não existe o proibido e sim o evitável, pois você tem a consciência do que te faz bem e o que te faz mal. Então comer, vira uma escolha e não uma restrição. Sem “dias do lixo” e “final de semana eu posso comer o que quiser”.

Dieta é pra quem realmente precisa, como é o caso de atletas e pessoas que realmente conseguem. Tem que ter data de início e fim. Porque eu admito: eu não consigo fazer dieta. Eu tento comer da melhor maneira possível, e se eu tenho o poder de escolher, que a escolha seja a mais saudável.

Vejo pessoas postando o dia-a-dia das suas dietas nas redes sociais e só consigo pensar por quanto tempo elas vão conseguir seguir aquelas restrições, porque o início é sempre igual: muita empolgação pra perder peso, pra comprar coisas novas pra dieta, pra postar foto do prato, mas isso cansa. Tudo é um processo.

O segredo do emagrecimento está além do equilíbrio da ingestão/gasto energético, está no futuro, no a longo prazo. Se eu perder peso rápido, de forma não saudável, lá na frente corro risco de engordar mais. Emagrecer requer um equilíbrio psicológico, um auto conhecimento, uma paciência sem igual, pra enxergar nos pequenos progressos grandes conquistas.

Quer comer hambúrguer, coma, mas porque não fazer o seu? Eu arrisco dizer que cozinhar pode ser uma coisa legal. Quem não gosta de receber um elogio por algo que fez. Se tem algo que eu gosto é de ver as receitas das minhas colegas de profissão, com pratos super bonitos e com comida de verdade. Nenhuma delas passa fome e todas saem pra comer com os amigos, se divertem e não se privam. Sem radicalismos.

Essa é a minha opinião. Sou feliz assim, podendo comer minhas bobagens de vez em quando sem me punir ou com compulsão. Pelo menos não vou dormir pensando no que eu poderia comer e não comi.


O segredo de ser saudável é o equilíbrio e o conhecimento. Faça a sua escolha.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário