Se você está acima do peso ou se já
desejou perder alguns quilos, certamente já fez algumas ou até mesmo dezenas de
dietas para atingir o seu objetivo.
Você pode dizer que perdeu peso. Ok, eu
acredito, mas a troco de que?
Quanto tempo depois você engordou tudo
de novo ou até mais do que antes? O que você teve que “cortar” da sua
alimentação? Tomou algum medicamento que provocou efeitos colaterais? Sentiu
fome? Sentiu raiva por não conseguir se controlar e atacar uma barra de
chocolate? Se achou fraco(a)?
Pois é, esses são alguns dos efeitos
colaterais das dietas. A restrição que vêm junto delas que eu não gosto. Corta
glúten, exclui a lactose, ta com fome beba água. Mais fácil mandarem a gente
parar de viver.
Comer é um ato social, é prazeroso e
faz bem. Por isso invisto na educação/reeducação alimentar. Raros são os casos
em que uma alimentação equilibrada fazia parte do cardápio da família. Digo
isso por mim e pelas pessoas que conheço. Somos da geração hambúrguer, cachorro
quente, refrigerante... Estamos condicionados à gostar disso, pois fomos
introduzidos à esse mundo.
Mas não vamos culpar nossos pais, eles
são vítimas também. Por isso, a educação alimentar é essencial nesses casos.
Saber o que comer, quando comer e
porquê comer faz parte desse processo e nele não existe o proibido e sim o
evitável, pois você tem a consciência do que te faz bem e o que te faz mal.
Então comer, vira uma escolha e não uma restrição. Sem “dias do lixo” e “final
de semana eu posso comer o que quiser”.
Dieta é pra quem realmente precisa,
como é o caso de atletas e pessoas que realmente conseguem. Tem que ter data de
início e fim. Porque eu admito: eu não consigo fazer dieta. Eu tento comer da
melhor maneira possível, e se eu tenho o poder de escolher, que a escolha seja
a mais saudável.
Vejo pessoas postando o dia-a-dia das
suas dietas nas redes sociais e só consigo pensar por quanto tempo elas vão
conseguir seguir aquelas restrições, porque o início é sempre igual: muita
empolgação pra perder peso, pra comprar coisas novas pra dieta, pra postar foto
do prato, mas isso cansa. Tudo é um processo.
O segredo do emagrecimento está além do
equilíbrio da ingestão/gasto energético, está no futuro, no a longo prazo. Se
eu perder peso rápido, de forma não saudável, lá na frente corro risco de
engordar mais. Emagrecer requer um equilíbrio psicológico, um auto
conhecimento, uma paciência sem igual, pra enxergar nos pequenos progressos
grandes conquistas.
Quer comer hambúrguer, coma, mas porque
não fazer o seu? Eu arrisco dizer que cozinhar pode ser uma coisa legal. Quem
não gosta de receber um elogio por algo que fez. Se tem algo que eu gosto é de
ver as receitas das minhas colegas de profissão, com pratos super bonitos e com
comida de verdade. Nenhuma delas passa fome e todas saem pra comer com os
amigos, se divertem e não se privam. Sem radicalismos.
Essa é a minha opinião. Sou feliz
assim, podendo comer minhas bobagens de vez em quando sem me punir ou com
compulsão. Pelo menos não vou dormir pensando no que eu poderia comer e não
comi.
O segredo de ser saudável é o equilíbrio e o conhecimento. Faça a sua
escolha.

Nenhum comentário:
Postar um comentário